terça-feira, 1 de novembro de 2011

As variedades linguisticas

Cada um de nós começa a aprender a língua em casa, em contato com a família e com as pessoas que nos cercam. Aos poucos vamos treinando nosso aparelho fonador (os lábios, alíngua, os dentes, os maxilares, as cordas vocais) para produzir sons, que se tranformam em palavras, em frases e em textos inteiros. E vamos nos apropriando do vocabulário e das leis combinatórias da língua, até nos tornarmos bons usuários dela, seja para falar ou ouvir, seja para escrever ou ler.

Em contato com outras pessoas, na rua, na escola, no trabalho, observamos que nem todos falam como nós. Isso ocorre por diferentes razões: porque a pessoa vem de outra região; por ser mais velha ou mais jovem; por possuir menor ou maior grau de escolaridade; por pertencer ao grupo ou classe social diferente. Essas diferenças no uso da língua constituem as variedades linguísticas.

Variedades Linguísticas: são as variedades que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.

Entre as variedades da língua, existe uma que tem maior "prestígio": a variedade padrão, essa é utilizadana maior parte dos livros, jornais e revistas, em alguns programas de televisão, nos livros científicos e didáticos e é ensinada na escola, no entanto, não podemos desconsiderar as demais variantes.

Apesar de haver muitos preconceitos sociais em relação as variedades não apdrão, todas elas são válidas. e têm valor nos grupos ou nas comunidades em que são usadas.

As variedades linguísticas no construção do texto:  O texto de humor que segue foi veículado na internet.

Assaltante Nordestino: Ei bichim...Isso é um assalto...arriba os braço e num se bula nem faça munganga... Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não eu enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora...Perdão meu pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e bototeu fato pra fora! Perdão, meu Padim Ciço, mas é que eu tô com uma fome da moléstia...


Assaltante Mineiro: Ô sô, prestenção... Isso é um assarto, uai... Levanta os braço e fica quetim quesse trem na minha mão tá cheio de bala... Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje.Vai andando,uai!!!


Assaltante Gaúcho: O gurí, ficas atento... Báh, isso é um assalto... Levantas os braços e te aquietas,Tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pila pra cá... E te manda a la cria, senão os quarenta e quatro fala!


Assaltante Carioca: Seguinte bicho... Tu te deu mal. Isso é um assalto... Passa a grana e levanta os braços, rapá... Não fica de boboeira que eu atiro bem pra... Vai andando e, se olhar pra trás vira presunto.



Assaltante Baiano: Ô meu rei...(longa pausa). Isso é um assalto...(longa pausa). Levanta os braços, mas não se avexe não...(longa pausa). Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado...(longa pausa), vai passando a grana bem devagarinho...(longa pausa). Num repara se o berro tá sem bala, mas é pra nao ficar pesado... Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado... Não esquenta irmãozinho...(longa pausa). Vou deixar teus documentos na encruzilhada.



Assaltante Paulista: Ôrra, meu... Isso é um assalto, meu... Alevanta os braços, meu... Passa logo a grana, meu... Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar o ingresso do jogo do Corinthians, meu... Pô se manda, meu...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Blog desenvolvido pelas alunas da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS do curso de Letras: Port./Ing. - 6º semestre. Orientado pela Profa. Me. Ermelinda Maura Chezzi, na disciplina de LInguagens e Novas Tecnologias II. Alunas Responsáveis: Agnes Cássia, Fernanda Oliveira, Lucilene Amorim e Mariana Azambuja - O QUARTETO LITERÁRIO.