quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO

 O objetivo do ensino Médio deve ser a formação integral do aluno, como indivíduo e cidadão, para a sua inserção ativa na vida em sociedade e no mercado de trabalho. Para isso, faz-se necessário que o aluno tenha acesso a uma diversidade de tetos que circulam em sociedade, não só a fim de que os tome como modelo para produzir aqueles necessários para o exercício da cidadania e a construção de sua identidade, mas também para lê-los de forma crítica e lúdica. Assim, caberá às aulas de Língua Portuguesa propiciar a formação de leitores críticos, de produtores de textos conscientes e éticos, bem como de falantes que reconhceçam a nossa diversidade linguistica e cultural.

 Importa ressaltar que, se a tônica dessa etapa final da educação básica deve ser a de ampliar e consolidar os conhecimentos do aluno, a fim de prepará-los para sua participação nas mais variadas práticas sociais, ao se falar de textos devem-se considerar não apenas aqueles em que a linguagem verbal escrita está presente, mas também os que reflitam a diversidade da linguagem característica das práticas de letramento miltissemiótico da sociedade contemporânea e que estão presentes nas mais diferesnte esferas de atividades sociais.


 Além, de colocar o aluno em contato com textos em diversas linguagens, é importante que se criem situações didáticas que o aproximem de práticas de linguagem nas quais circulam textos que exijam conhecimentos diferentes e mais complexos do que os usados em situações de interação informais. Com isso, pretende-se que o aluno passe a lidar com situações de interação que cobrem dele a ampliação e a consolidação de saberes relativos ao uso de estratégias (linguísticas, textual e pragmática) por meio das quais ele possa interagir e se expressar com mais adequação e autonomia em um número cada vez ams diversificado  de esferas: literária, científica, publicitária, televisa, jurídica, burocrática, cinematográfica, política, econômica, jornalística, esportiva e etc.

 Outro ponto relevante a ser considerado apra essa etapa final da educação básica, no sentido de uma educação voltada para a Estética da Sensibilidade. a Política da Igualdade e a Ética da Identidade, é a necessidade de garantir que o aluno construa conhecimento que não só o capacitem a ler e produzir textos, mas também que o levem a refletir sore os mais variados aspectos da língua e os fatores que concorrem para a sua variação e variabilidade, fazendo com que esse conhecimento contribua para a formação de sua identidade e diminua a exclusão e o preconceito linguístico.


 Trata-se, portanto, como afirmam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCNs (2006:33), de criar condições para "que o aluno tome a língua escrita e oral, bem como outros sistemas semióticos, como objeto de ensino/estudo/aprendizagem, numa abordagem que envolva ora ações metalinguíticas (de descrição e reflexão sistemática sobre aspectos linguísticos), ora ações epilinguíticas (de reflexão sobre o uso de um dado recurso linguístico, no processo mesmo de enunciação e no interior da prática em que ele se dá), conforme o propósito e a natureza da investigação empreendida pelo aluno e dos saberes a serem construídos."


SARMENTO, Leila Lauar; TUFANO, Douglas. Português: Leitura, Gramática, Produção de texto. 1ª Edição. São Paulo: Moderna, 2010.

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Blog desenvolvido pelas alunas da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS do curso de Letras: Port./Ing. - 6º semestre. Orientado pela Profa. Me. Ermelinda Maura Chezzi, na disciplina de LInguagens e Novas Tecnologias II. Alunas Responsáveis: Agnes Cássia, Fernanda Oliveira, Lucilene Amorim e Mariana Azambuja - O QUARTETO LITERÁRIO.