quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Como formar leitores proficientes?

Por Mary Azambuja


Diz-se do leitor proficiente aquele que consegue ler, decifrar os códigos e interpretar o texto em toda sua complexidade, suas informações implícitas, pressupostos e subentendidos.  Mas o que torna alguém um leitor proficiente? 
Ao pensar na leitura lembro-me de que minha mãe sempre leu para mim e meu irmão antes de dormirmos e isso sempre me fez querer aprender a ler. Foi um incentivo para mim. O mais engraçado é que atuou de forma diferente em meu irmão. Ele não tem a paixão pela leitura que eu adquiri com o passar dos anos.  Eu, logo que aprendi a ler, lia de tudo, até bula de remédio e fórmulas de pasta de dente, shampoo ou o que tivesse a mão. Pode parecer engraçado, mas passei a devorar tudo o que era escrito. Acredito na importância da leitura em casa, do hábito da família como primeiro incentivo a leitura, mas deve partir da criança o desejo pelo conhecimento. 
Nas escolas o incentivo deve partir dos professores, da mesma forma que em casa. Se o professor não lê não poderá nunca ensinar ao aluno a paixão, o desejo, pelo conhecimento e prazer da leitura. O “bom leitor” só se forma lendo e com prazer. É uma relação de amor com as letras, palavras, códigos, significados, e outros que se descobre e re-descobre a cada livro, texto ou até bula de remédio.
As crianças e jovens de hoje, com sua internet, Orkut e MSN, entre outros, lêem muito, mas qual a qualidade do que estão lendo? A velocidade da informação nos faz correr cada vez mais com a aprendizagem e o conhecimento fica vago e superficial. Os professores mesmo não estão mais lendo como os de antigamente. Como ensinar o que não se sabe? Ou o valor da leitura realmente se perdeu?
O desejo na criança pelo conhecimento ainda existe e eles buscam isso o tempo todo nos meios de comunicação. Informação sem direcionamento, sem uma orientação, é nada. O papel dos pais e educadores é ser essa seta, apontar a direção e auxiliar na formação da criança. Bem direcionada, a criança seguirá seu caminho: do mundo, da leitura, do conhecimento.
Ainda tenho esperanças e por isso decidi ser professora, por isso resolvi estudar Letras. Quero poder passar para meus futuros alunos o desejo, essa paixão pelo conhecimento de mundo, ensiná-los a ler e afastando-os cada vez mais de tornarem-se analfabetos funcionais.


2 comentários:

  1. Legal Mary, mas procure elevar seus objetivos, busque ser a professora do primeiro Nobel brasileiro, para influenciar muitos professores, e mudar a realidade da educação brasileira! Você disse "afastando-os cada vez mais de tornarem-se analfabetos funcionais." e isso é o mínimo, devemos pensar no máximo, e viver ao máximo!

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  2. Gostei muito do texto pois comungo das mesmas ideias.

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Blog desenvolvido pelas alunas da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS do curso de Letras: Port./Ing. - 6º semestre. Orientado pela Profa. Me. Ermelinda Maura Chezzi, na disciplina de LInguagens e Novas Tecnologias II. Alunas Responsáveis: Agnes Cássia, Fernanda Oliveira, Lucilene Amorim e Mariana Azambuja - O QUARTETO LITERÁRIO.